Click here to edit title

Programa Interunidades de Pós-Graduação

Disciplinas Especiais em Janeiro de 2023

Matrículas e candidaturas nas disciplinas: 17/11 a 15/12/22

Homologação das matrículas (deferimentos e indeferimentos): 16 a 20/12/22

Período das aulas: verificar o cronograma de cada disciplina de seu interesse

Detalhes sobre as ementas de cada disciplina podem ser consultadas abaixo nesta página.

Alunos regulares do PPG-AAI devem realizar sua matrícula pelo SIIU.

Acesse aqui o formulário de inscrição para alunos especiais

Atenção: de acordo com resolução aprovada pelo Conselho Universitário da UNIFESP em 23/02/2022, apenas pessoas com comprovação de esquema vacinal completo contra a Covid poderão acessar os espaços da universidade. O esquema vacinal completo contempla também as doses de reforço indicadas para cada faixa etária. A circulação e permanência de pessoas não vacinadas nas dependências da UNIFESP por contraindicação da vacina somente ocorrerão mediante atestado médico de contraindicação explícita à vacina e devidamente validada pelo Comitê Permanente de Enfrentamento da Pandemia de Coronavírus da UNIFESP (CPEC). Veja mais informações aqui.

Catálisis y Química Sostenible

Conflitos e Incertezas em Estudos Envolvendo Natureza, Homem e Conservação

Docente Responsável: Prof. Dr. Yvan Jesus Olortiga Asencios
Modalidade: Online (Síncrona e Assíncrona)
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
Período: 11/01 a 22/02/2023
Mínimo de alunos: 3
Máximo de alunos especiais: 15
Máximo de alunos (regulares + especiais): 15

Cronograma geral: Semana 1 a 5: 2 horas de aulas síncronas + 2 horas de aulas assíncronas + 2 horas de estudo individuais/atividades relacionadas à disciplina. Semanas 6-7: 10 horas para elaboração de projeto/seminário dos alunos e apresentação.

Ementa:  Conceitos básicos: catálise, química verde, desenvolvimento sustentável, ecomateriais. Técnicas de caracterização de materiais. Aplicações Parte 1 (Energia): produção de gás de síntese, hidrogênio verde, combustíveis solares. Aplicações Parte 2 (Meio Ambiente): Processos oxidativos avançados em água e catálise em sistemas automotivos. Aplicações Parte 3: Adsorventes de origem natural e carvões ativados.
Requisitos Acadêmicos: graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Química, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, ou áreas correlatas.
A disciplina será ministrada em espanhol e português e terá professores convidados do Brasil e do exterior em algumas palestras ao longo das aulas.

Docente Responsável Convidada: Profa. Dra. Maria Mercedes Montero Bartolomé (Universidad Nacional de Educación a Distância - UNED/Espanha)

Modalidade: Presencial

Carga horária: 30 horas (2 créditos) - 20 horas teóricas + 10 horas práticas

Período: 09/01 a 17/01/2023

Mínimo de alunos: 5

Máximo de alunos especiais: 25

Máximo de alunos (regulares + especiais): 30


Ementa:  No contexto contemporâneo, caracterizado pelas complexas relações geopolíticas e ecológicas da globalização, percebe-se nitidamente a importância que o contexto social tem nos estudos ambientais. Tanto desde as ciências sociais quanto desde as ciências naturais estamos procurando espaços analíticos de encontro para poder entender fenômenos que seriam de difícil compreensão sem um enfoque transdisciplinar. Anteriormente as ciências sociais e as ciências naturais percebiam a natureza como algo dado e imutável, assento das populações. Desde o início do século XXI sabemos que a natureza é, em certa forma, uma construção sociocultural. Tal construção tem um duplo sentido, em primeiro lugar por causa das atividades e serviços e em segundo, por causa das percepções que os distintos agentes sociais têm sobre ela. Assim, podemos nos questionar: O que é a natureza? O que é a sociedade humana? O presente curso propõe uma resposta através da abordagem teórica das Ciências Sociais sobre os médios ecológicos e aproximando os alunos às metodologias de intervenção socioecológica.

Informações Gerais Sobre as Disciplinas

O conjunto de disciplinas obrigatórias foi elaborado para introduzir e discutir os conceitos teóricos-práticos necessários à consolidação das linhas de pesquisa e da própria área de concentração. Desta maneira, a disciplina “Análise Ambiental Integrada” promove a formação do arcabouço referencial teórico que alunos e docentes utilizarão nas respectivas pesquisas. Em “Seminários Integradores Gerais” são apresentados temas e estudos de casos debatidos conjuntamente por docentes das três linhas de pesquisa. Finalmente, a disciplina de “Métodos de Pesquisas Interdisciplinares” serve para integração de todas as ferramentas analíticas apresentadas, na qual os alunos do programa e seus orientadores terão a possibilidade de avaliar e reconsiderar, se necessário, o projeto de pesquisa que executarão.


Para viabilizar essas ações, todos os docentes permanentes participarão de tais disciplinas (organizados em grupos por ocasião do oferecimento de cada disciplina), o que auxiliará para nivelar e atualizar conceitualmente tanto docentes como alunos.

As disciplinas eletivas abordarão assuntos mais específicos, instrumentalizando o aluno para planejar suas ações e pensamento nos assuntos que tratar em seu projeto de pesquisa, sem perder de vista o princípio e o direcionamento das atividades do programa.

Disciplinas Obrigatórias

Análise Ambiental Integrada 

(90 horas, 6 créditos)

 

Ementa: Fundamentos de Análise Ambiental Integrada. Teoria da Complexidade. Impactos ambientais. Escala espacial e temporal em estudos ambientais. Dimensões humanas de processos em Meio Ambiente. Bens e serviços ambientais. Biodiversidade e Conservação dos Recursos Naturais. Planejamento e Gestão Ambiental. Integração de diferentes áreas do conhecimento na solução de problemas ambientais: estudos de caso.

Seminários Integradores Gerais 

(45 horas, 3 créditos)


Ementa: Encontros periódicos que visam a construção da interdisciplinariedade e o estabelecimento da integração entre docentes, discentes e convidados do curso, por meio da exposição e do diálogo de temas diversos relacionados às linhas de pesquisa do programa. A cada edição da disciplina, os seminários serão definidos de acordo com temáticas de interesse predominantes na comunidade de alunos e em acordo com possíveis direcionamentos temáticos do programa. A cada seminário haverá preparação prévia dos temas a partir de textos pré-selecionados.

Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar 

(90 horas, 6 créditos)


Ementa: Inter, multi e transdisciplinaridade em Meio Ambiente. Ciência e pesquisa interdisciplinar. Planejamento e delineamento experimental. Vivência prática em campo e laboratório. Execução de pesquisa interdisciplinar. Comunicação em Ciência e Pesquisa.


Disciplinas Eletivas

Comunicação Científica

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: A comunicação científica e suas características. Elementos de cientometria. Bases para uma escrita científica eficaz. Formas de comunicação científica: relatórios técnico-científicos, dissertações, teses e artigos científicos. Apresentação de trabalhos em eventos. O processo de publicação da pesquisa científica. Agentes no processo de publicação. Formatação de textos científicos. O formato padrão da comunicação científica escrita e o conteúdo de seus componentes essenciais: título, resumo, introdução, métodos e materiais, resultados, discussão, conclusões, referências bibliográficas, anexos. Formatação de figuras, tabelas e quadros. Preparação de apresentações orais e pôsteres.


Detecção de Biomarcadores

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio em sistema biológico. Mecanismos de defesa enzimático e não enzimático. Danos em DNA, lipídeos e proteínas. Métodos de detecção de biomarcadores por espectrometria de massa e ressonância magnética nuclear.


Ecologia de Ecossistemas

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Introdução e histórico do conceito de Ecossistemas. Estudo de ecossistemas em diferentes escalas. Influência de distúrbios e avaliação da resistência e resiliência de ecossistemas. Dinâmica de ecossistemas. Processos ecológicos ascendentes (‘bottom-up’) e descendentes (‘top-down’). Componentes e processos (fluxo de energia e matéria). Ciclos biogeoquímicos. Impactos antrópicos e das mudanças climáticas sobre os ecossistemas. Manejo de ecossistemas.


Ecologia de Paisagens e Planejamento para a Conservação da Biodiversidade

(60 horas, 4 créditos)

Métodos e técnicas para identificar e caracterizar padrões e comportamentos dos componentes naturais e antrópicos na abordagem da ecologia de paisagens, com enfoque na Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental - linha de pesquisa do PPG-AAI. Introdução à Ecologia de Paisagens – histórico, abordagens e definições; Paradigmas conceituais da Ecologia de Paisagens – relações entre Estrutura-Função-Mudança, Padrão-Processo e escalas Espaço-Temporais; Métodos de amostragem e análise da paisagem; Aplicações da Ecologia de Paisagens no planejamento e a gestão da conservação da biodiversidade.


Eletroquímica Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Fundamentos de eletroquímica/eletroanalítica. Técnicas eletroanalíticas e eletroquímica ambiental. Caracterização eletroquímica de efluentes líquidos orgânicos e inorgânicos. Aplicação de métodos eletroquímicos no tratamento de águas residuárias (processos redutivos e oxidativos). Espectroeletroquímica de compostos inorgânicos. Sistemas eletroquímicos de energia limpa. Transporte em meios porosos. Eletrólise.


Estatística Multivariada Aplicada à Análise Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Tratamento de Dados. Metrologia e Incerteza de Medição. Métodos Descritivos (Paramétricos e Não-Paramétricos) e Inferência. Amostragem. Análise de Variância (ANOVA). Regressão Linear. Aplicações em Softwares (programas computacionais). Análise e Planejamento Fatorial. Mistura e Composto Central. Matriz de Dados. Padronização e Escalonamento. Medidas de Similaridade. Análise por Hierarquia de Agrupamentos - Hierarchical Cluster Analysis (HCA). Análise por Componentes Principais - Principal Components Analysis (PCA). Analise Fatorial, k-Vizinhos mais Próximos - k-Nearest Neighbor (KNN). Modelagem de analogia de classe por similaridade - Soft Independent Modelling of Class Analogies (SIMCA). Regressão Linear Múltipla (MLR). Regressão em Componentes Principais (PCR). Regressão em Mínimos Quadrados (PLS).


Estudos de Percepção e Representação a Luz da Psicologia Ambiental/Ecopsicologia

(60 horas, 4 créditos)


Ementa: Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade. Introdução ao estudo de percepção e representação, histórico e teorias. Formação mental: constâncias e ilusões perceptuais e sua aplicação social. Percepção de cores e formas em função da aprendizagem, motivação e cultura. A representação social, uma introdução à psicologia social. Estudos em Psicologia Ambiental/Ecopsicologia. A importância do estudo de percepção e representação em estudos socioambientais, teorias e aplicação.


Fundamentos de Ecotoxicologia e Toxicologia Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Descrição dos conceitos, definições, histórico e aplicações das principais Linhas-de-Evidência empregadas em Ecotoxicologia Aquática: contaminação; toxicidade; estrutura de comunidade bentônica, bem como, as novas tendências em métodos integrados de avaliação e monitoramento ambiental: bioacumulação; histopatologia; biomarcadores. Utilização de métodos integrados na gestão ambiental. Protocolo de avaliação de qualidade dos distintos compartimentos ambientais: definição, estrutura, aplicação e estudos de caso.


Geologia Isotópica e Evolução de Paisagens

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Introdução à geocronologia e geologia isotópica. Aplicação da radioatividade na geocronologia. Premissas, metodologias e sistemas empregados em geocronologia. Métodos radiométricos: U-Th-Pb, K-Ar, Carbono 14, Termoluminescência. Aplicação de radionuclídeos em estudos ambientais. Tectônica de Placas e ambientes Tectônicos. Geomorfologia e Evolução dos Relevos Continentais. Geoarqueologia e paisagens antropogênicas. Paisagem e Análise Ambiental.


Geoprocessamento e Análise de Dados Ambientais

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Bases conceituais e sistemas de informações geográficas, componentes de um SIG, representação de dados ambientais em mapas, tipos de mapas e fontes, conceitos geográficos de banco de dados, ferramentas e operações analíticas em SIG, aquisição, análise e processamento de imagens, conceito de escala temporal e espacial em análise de dados espaciais, análise de vegetação, solo, água e uso da terra e aplicações.


Gestão e Economia Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estágio atual da gestão ambiental abordando os instrumentos de gestão ambiental e a interface entre economia e meio ambiente. Principais instrumentos econômicos aplicados aos problemas ambientais. Métodos de valoração econômica ambiental. Indicadores de sustentabilidade e a inserção da sustentabilidade na avaliação ambiental por parte de empresas e governos.


Interações entre Solos, Rochas, Águas e Contaminantes

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Distribuição tridimensional dos solos na paisagem; propriedades físicas e químicas dos solos; dinâmica da água subterrânea em solos e rochas – zona vadosa e zona saturada; transporte e comportamento de contaminantes em solos e rochas.


Métodos Matemáticos Aplicados à Modelagem em Ciências Ambientais

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Solução de sistemas de equações lineares e não lineares; solução analítica e numérica de equações diferenciais ordinárias e parciais aplicadas a problemas ambientais.


Monitoramento Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Conceitos básicos sobre Monitoramento. Fatores ambientais a serem monitorados e suas interfaces com os componentes econômico e social. Monitoramento nas escalas local, regional, nacional e internacional. Monitoramento e qualidade das águas. Monitoramento e qualidade do ar. Monitoramento e qualidade do solo. Monitoramento de componentes do meio biótico – fauna e flora. Construção e aplicações de indicadores ambientais. Monitoramento e as interfaces com demais instrumentos de Política Ambiental.


Poluição Atmosférica

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Composição Atmosférica Natural. Ciclos Biogeoquímicos: Foco no compartimento atmosférico. Problemáticas ambientais induzidas pela poluição atmosférica: Contextualização histórica. Poluentes Atmosféricos: Fontes emissoras e caracterização física e química. Problemáticas ambientais induzidas pela poluição atmosférica: Mecanismos físicos e químicos. Técnicas e Métodos de monitoramento dos poluentes atmosféricos. Impactos climáticos dos poluentes atmosféricos: Gases de Efeito Estufa e Aerossóis. Depleção da camada de ozônio estratosférico. Padrões de qualidade do ar. Métodos de controle e remediação da poluição Atmosférica e dos seus impactos.


Princípios e Práticas em Educação Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Contexto multi-inter-transdisciplinar os princípios e práticas da Educação Ambiental e a sua interação com o meio ambiente e o ser humano. Campo político do surgimento da questão ambiental e da Educação Ambiental. As diferentes abordagens e metodologias em Educação Ambiental. A influência das Representações Sociais na prática ambiental e na educação sobre o tema. Educação Ambiental como tema transversal na educação formal e não formal. A importância da formação de professores em Educação Ambiental. Conceitos em elaboração de projetos em Educação Ambiental e de ensaios diagnósticos com visão crítica sobre os temas ambientais.


Química Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Análise interdisciplinar e trans-disciplinar da complexidade dos processos de poluição e contaminação ambiental, e as influência das atividades humanas em tais processos e vice-versa. Energia e Meio Ambiente. Química atmosférica, da água, dos solos e dos sedimentos, com destaque para interação entre matrizes. Principais abordagens analíticas para o estudo de poluentes e contaminantes, com destaque para especiação química. Controle da poluição e contaminação, incluindo abordagens de remediação, redução e prevenção, com destaque para química verde e os mecanismos de desenvolvimento limpo (MDLs). Princípios de Toxicologia Ambiental, com destaque para os métodos alternativos sob o princípio dos 5R. Amostragem, conservação e análises químicas e toxicológicas de amostras reais.


Remediação Ambiental

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Conceituação de remediação; determinação da necessidade de remediação – risco; conceitos sobre os principais processos (físico, químicos e biológicos) envolvidos na remediação de sistemas aquáticos; estudos de caso.


Saúde Ambiental

(90 horas, 6 créditos)

Ementa: Conceito de saúde; desenvolvimento sustentável; fatores determinantes da saúde humana e relações ambientais que a garantam. Ecologia da doença; epidemias e endemias e soluções para elas; planejamento ambiental e saúde pública; clima e saúde pública. Medidas para avaliação de impactos (taxas de morbidade e mortalidade, etc). Fatores sócio-econômico-políticos que interferem na saúde pública; poluição (atmosférica, hídrica, solos, acidentes) e os agravos à saúde. Estudos de casos de poluição (ar, água, mar e solo) e seus efeitos na saúde.


Sustentabilidade e Políticas Públicas Ambientais

(60 horas, 4 créditos)

Ementa: Os fundamentos políticos da proteção do meio ambiente: a politização dos problemas ambientais. Conceitos de política e de política pública; Planejamento da política pública (elaboração, implementação e avaliação); Política pública de meio ambiente; Papel do estado na conservação ambiental e na implementação de políticas públicas no Brasil; Concepções contemporâneas do papel do estado na regulamentação e direcionamento da conservação ambiental; Tipos, competências e funções das instituições públicas diretamente relacionadas ao meio ambiente; Histórico das políticas públicas de meio ambiente; Políticas públicas ambientais em vigor no Brasil;cA agenda ambiental global: origens e perspectivas: a inserção das questões ambientais no âmbito das relações internacionais. Governança ambiental global; cooperação ambiental internacional e principais atores da Ecopolítica Internacional.

 

Catálogo de Disciplinas da Pós-Graduação na Unifesp

Neste Catálogo você pode consultar todas as disciplinas oferecidas nos cursos de pós-graduação da Unifesp. Alunos regulares do PPGAAI podem validar os créditos de até uma disciplina externa ao programa. Tais alunos podem cursar outras disciplinas e incorporá-las em seu histórico escolar, porém apenas uma será considerada para finalidade de cumprimento de créditos.