Click here to edit title

Programa Interunidades de Pós-Graduação

Disciplinas do Segundo Semestre de 2018


Salas de aula: AQUI




NOVA DISCIPLINA ELETIVA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018  

Tópicos Especiais em Contaminantes Emergentes e Mudanças Climáticas
Docentes: Camilo Seabra e Inmaculada Riba (Universidade de Cádiz)
Onde: Campus Baixada Santista, Unidade Carvalho de Mendonça 144, Santos -  SALA 207
Quando: 22 a 26/10/2018, das 9 às 13 e das  14 às 16 (alunos que queiram cursar mas tem conflito com outra disciplina do programa, se matriculem e depois conversem com o Prof. Camilo)
Carga horária: 30 h
Temas: Introdução à contaminação aquática com ênfase em contaminantes emergentes;  Influência do pH no comportamento, biodisponibilidade e toxicidade de contaminantes aquáticos; Métodos integrados para avaliação de ambientes aquáticos continentais e costeiros impactados por atividades de mineração, dragagem e/ou esgoto doméstico; Casos de estudo: Estudos europeus e desafios para aplicação em ecossistemas brasileiros
Matrícula para essa disciplina: ENCERRADA








Obrigatórias


  • Análise Ambiental Integrada


Eletivas

  • Ecologia de Ecossistemas (Décio Luis Semensatto Junior)

  • Geoprocessamento e Análise de Dados Ambientais (Ana Luisa Bitencourt): Para participação na disciplina, é obrigatório que cada aluno traga seu computador

  • Poluição Atmosférica (Nilton do Rosário e Theotonio Pauliquevis)

  • Saúde Ambiental (Simone Miraglia): oferecida em conjunto com o Campus São Paulo, inscrições até 13/08/18 pelo email: [email protected]. - Mencionar no email que a disciplina se chama "Avaliação de Impacto em Saúde" no PPG-GIS (disciplinas equivalentes). Local das aulas: Rua Napoleão de Barros 754, sala 211 - 2º andar, São Paulo. 

  • Sustentabilidade e Políticas Públicas Ambientais (Zysman Neiman e Andrea Rabinovici): Plano de ensino e cronograma AQUI  Onde e quando: Anfiteatro da Reitoria - Rua Sena Madureira, 1.500 - 1º Andar , às 19:00



Período: de 01 a 10 de agosto de 2018


Como: Preencher a ficha digitalmente (aqui),  assinar e enviar por email para: [email protected], com o assunto da mensagem: "PPGAAI - Disciplinas 2sem2018 - (nome do aluno)"




Informações Gerais Sobre as Disciplinas

O conjunto de disciplinas obrigatórias foi elaborado para introduzir e discutir os conceitos teóricos-práticos necessários à consolidação das linhas de pesquisa e da própria área de concentração. Desta maneira, a disciplina “Análise Ambiental Integrada” promove a formação do arcabouço referencial teórico que alunos e docentes utilizarão nas respectivas pesquisas. Em “Seminários Integradores Gerais” são apresentados temas e estudos de casos debatidos conjuntamente por docentes das três linhas de pesquisa. Finalmente, a disciplina de “Métodos de Pesquisas Interdisciplinares” serve para integração de todas as ferramentas analíticas apresentadas, na qual os alunos do programa e seus orientadores terão a possibilidade de avaliar e reconsiderar, se necessário, o projeto de pesquisa que executarão.


Para viabilizar essas ações, todos os docentes permanentes participarão de tais disciplinas (organizados em grupos por ocasião do oferecimento de cada disciplina), o que auxiliará para nivelar e atualizar conceitualmente tanto docentes como alunos. As disciplinas eletivas abordarão assuntos mais específicos, instrumentalizando o aluno para planejar suas ações e pensamento nos assuntos que tratar em seu projeto de pesquisa, sem perder de vista o princípio e o direcionamento das atividades do programa.


Disciplinas Obrigatórias

Análise Ambiental Integrada 

(90 horas, 6 créditos)

 

Ementa: Fundamentos de Análise Ambiental Integrada. Teoria da Complexidade. Impactos ambientais. Escala espacial e temporal em estudos ambientais. Dimensões humanas de processos em Meio Ambiente. Bens e serviços ambientais. Biodiversidade e Conservação dos Recursos Naturais. Planejamento e Gestão Ambiental. Integração de diferentes áreas do conhecimento na solução de problemas ambientais: estudos de caso.

Seminários Integradores Gerais 

(45 horas, 3 créditos)


Ementa: Encontros periódicos que visam a construção da interdisciplinariedade e o estabelecimento da integração entre docentes, discentes e convidados do curso, por meio da exposição e do diálogo de temas diversos relacionados às linhas de pesquisa do programa. A cada edição da disciplina, os seminários serão definidos de acordo com temáticas de interesse predominantes na comunidade de alunos e em acordo com possíveis direcionamentos temáticos do programa. A cada seminário haverá preparação prévia dos temas a partir de textos pré-selecionados.

Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar 

(90 horas, 6 créditos)


Ementa: Inter, multi e transdisciplinaridade em Meio Ambiente. Ciência e pesquisa interdisciplinar. Planejamento e delineamento experimental. Vivência prática em campo e laboratório. Execução de pesquisa interdisciplinar. Comunicação em Ciência e Pesquisa.


Disciplinas Eletivas

Comunicação Científica (60 horas, 4 créditos)

Ementa: A comunicação científica e suas características. Elementos de cientometria. Bases para uma escrita científica eficaz. Formas de comunicação científica: relatórios técnico-científicos, dissertações, teses e artigos científicos. Apresentação de trabalhos em eventos. O processo de publicação da pesquisa científica. Agentes no processo de publicação. Formatação de textos científicos. O formato padrão da comunicação científica escrita e o conteúdo de seus componentes essenciais: título, resumo, introdução, métodos e materiais, resultados, discussão, conclusões, referências bibliográficas, anexos. Formatação de figuras, tabelas e quadros. Preparação de apresentações orais e pôsteres.


Ecologia de Ecossistemas (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Introdução e histórico do conceito de Ecossistemas. Estudo de ecossistemas em diferentes escalas. Influência de distúrbios e avaliação da resistência e resiliência de ecossistemas. Dinâmica de ecossistemas. Processos ecológicos ascendentes (‘bottom-up’) e descendentes (‘top-down’). Componentes e processos (fluxo de energia e matéria). Ciclos biogeoquímicos. Impactos antrópicos e das mudanças climáticas sobre os ecossistemas. Manejo de ecossistemas.


Poluição Atmosférica (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Composição Atmosférica Natural. Ciclos Biogeoquímicos: Foco no compartimento atmosférico. Problemáticas ambientais induzidas pela poluição atmosférica: Contextualização histórica. Poluentes Atmosféricos: Fontes emissoras e caracterização física e química. Problemáticas ambientais induzidas pela poluição atmosférica: Mecanismos físicos e químicos. Técnicas e Métodos de monitoramento dos poluentes atmosféricos. Impactos climáticos dos poluentes atmosféricos: Gases de Efeito Estufa e Aerossóis. Depleção da camada de ozônio estratosférico. Padrões de qualidade do ar. Métodos de controle e remediação da poluição Atmosférica e dos seus impactos.


Geoprocessamento e Análise de Dados Ambientais (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Bases conceituais e sistemas de informações geográficas, componentes de um SIG, representação de dados ambientais em mapas, tipos de mapas e fontes, conceitos geográficos de banco de dados, ferramentas e operações analíticas em SIG, aquisição, análise e processamento de imagens, conceito de escala temporal e espacial em análise de dados espaciais, análise de vegetação, solo, água e uso da terra e aplicações.


Interações entre solos, rochas, águas e contaminantes (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Distribuição tridimensional dos solos na paisagem; propriedades físicas e químicas dos solos; dinâmica da água subterrânea em solos e rochas – zona vadosa e zona saturada; transporte e comportamento de contaminantes em solos e rochas.


Geologia Isotópica e Evolução de Paisagens (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Introdução à geocronologia e geologia isotópica. Aplicação da radioatividade na geocronologia. Premissas, metodologias e sistemas empregados em geocronologia. Métodos radiométricos: U-Th-Pb, K-Ar, Carbono 14, Termoluminescência. Aplicação de radionuclídeos em estudos ambientais. Tectônica de Placas e ambientes Tectônicos. Geomorfologia e Evolução dos Relevos Continentais. Geoarqueologia e paisagens antropogênicas. Paisagem e Análise Ambiental.


Princípios e Práticas em Educação Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Contexto multi-inter-transdisciplinar os princípios e práticas da Educação Ambiental e a sua interação com o meio ambiente e o ser humano. Campo político do surgimento da questão ambiental e da Educação Ambiental. As diferentes abordagens e metodologias em Educação Ambiental. A influência das Representações Sociais na prática ambiental e na educação sobre o tema. Educação Ambiental como tema transversal na educação formal e não formal. A importância da formação de professores em Educação Ambiental. Conceitos em elaboração de projetos em Educação Ambiental e de ensaios diagnósticos com visão crítica sobre os temas ambientais.


Gestão e Economia Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Estágio atual da gestão ambiental abordando os instrumentos de gestão ambiental e a interface entre economia e meio ambiente. Principais instrumentos econômicos aplicados aos problemas ambientais. Métodos de valoração econômica ambiental. Indicadores de sustentabilidade e a inserção da sustentabilidade na avaliação ambiental por parte de empresas e governos.


Saúde Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Conceito de saúde; desenvolvimento sustentável; fatores determinantes da saúde humana e relações ambientais que a garantam. Ecologia da doença; epidemias e endemias e soluções para elas; planejamento ambiental e saúde pública; clima e saúde pública. Medidas para avaliação de impactos (taxas de morbidade e mortalidade, etc). Fatores sócio-econômico-políticos que interferem na saúde pública; poluição (atmosférica, hídrica, solos, acidentes) e os agravos à saúde. Estudos de casos de poluição (ar, água, mar e solo) e seus efeitos na saúde.


Sustentabilidade e Políticas Públicas Ambientais (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Os fundamentos políticos da proteção do meio ambiente: a politização dos problemas ambientais. Conceitos de política e de política pública; Planejamento da política pública (elaboração, implementação e avaliação); Política pública de meio ambiente; Papel do estado na conservação ambiental e na implementação de políticas públicas no Brasil; Concepções contemporâneas do papel do estado na regulamentação e direcionamento da conservação ambiental; Tipos, competências e funções das instituições públicas diretamente relacionadas ao meio ambiente; Histórico das políticas públicas de meio ambiente; Políticas públicas ambientais em vigor no Brasil;cA agenda ambiental global: origens e perspectivas: a inserção das questões ambientais no âmbito das relações internacionais. Governança ambiental global; cooperação ambiental internacional e principais atores da Ecopolítica Internacional.


Detecção de Biomarcadores (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Geração de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio em sistema biológico. Mecanismos de defesa enzimático e não enzimático. Danos em DNA, lipídeos e proteínas. Métodos de detecção de biomarcadores por espectrometria de massa e ressonância magnética nuclear.


Eletroquímica Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Fundamentos de eletroquímica/eletroanalítica. Técnicas eletroanalíticas e eletroquímica ambiental. Caracterização eletroquímica de efluentes líquidos orgânicos e inorgânicos. Aplicação de métodos eletroquímicos no tratamento de águas residuárias (processos redutivos e oxidativos). Espectroeletroquímica de compostos inorgânicos. Sistemas eletroquímicos de energia limpa. Transporte em meios porosos. Eletrólise.


Química Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Análise interdisciplinar e trans-disciplinar da complexidade dos processos de poluição e contaminação ambiental, e as influência das atividades humanas em tais processos e vice-versa. Energia e Meio Ambiente. Química atmosférica, da água, dos solos e dos sedimentos, com destaque para interação entre matrizes. Principais abordagens analíticas para o estudo de poluentes e contaminantes, com destaque para especiação química. Controle da poluição e contaminação, incluindo abordagens de remediação, redução e prevenção, com destaque para química verde e os mecanismos de desenvolvimento limpo (MDLs). Princípios de Toxicologia Ambiental, com destaque para os métodos alternativos sob o princípio dos 5R. Amostragem, conservação e análises químicas e toxicológicas de amostras reais.


Remediação Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Conceituação de remediação; determinação da necessidade de remediação – risco; conceitos sobre os principais processos (físico, químicos e biológicos) envolvidos na remediação de sistemas aquáticos; estudos de caso.


Monitoramento Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Conceitos básicos sobre Monitoramento. Fatores ambientais a serem monitorados e suas interfaces com os componentes econômico e social. Monitoramento nas escalas local, regional, nacional e internacional. Monitoramento e qualidade das águas. Monitoramento e qualidade do ar. Monitoramento e qualidade do solo. Monitoramento de componentes do meio biótico – fauna e flora. Construção e aplicações de indicadores ambientais. Monitoramento e as interfaces com demais instrumentos de Política Ambiental.


Fundamentos de Ecotoxicologia e Toxicologia Ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Descrição dos conceitos, definições, histórico e aplicações das principais Linhas-de-Evidência empregadas em Ecotoxicologia Aquática: contaminação; toxicidade; estrutura de comunidade bentônica, bem como, as novas tendências em métodos integrados de avaliação e monitoramento ambiental: bioacumulação; histopatologia; biomarcadores. Utilização de métodos integrados na gestão ambiental. Protocolo de avaliação de qualidade dos distintos compartimentos ambientais: definição, estrutura, aplicação e estudos de caso.


Estatística multivariada aplicada à análise ambiental (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Tratamento de Dados. Metrologia e Incerteza de Medição. Métodos Descritivos (Paramétricos e Não-Paramétricos) e Inferência. Amostragem. Análise de Variância (ANOVA). Regressão Linear. Aplicações em Softwares (programas computacionais). Análise e Planejamento Fatorial. Mistura e Composto Central. Matriz de Dados. Padronização e Escalonamento. Medidas de Similaridade. Análise por Hierarquia de Agrupamentos - Hierarchical Cluster Analysis (HCA). Análise por Componentes Principais - Principal Components Analysis (PCA). Analise Fatorial, k-Vizinhos mais Próximos - k-Nearest Neighbor (KNN). Modelagem de analogia de classe por similaridade - Soft Independent Modelling of Class Analogies (SIMCA). Regressão Linear Múltipla (MLR). Regressão em Componentes Principais (PCR). Regressão em Mínimos Quadrados (PLS).


Métodos Matemáticos Aplicados à Modelagem em Ciências Ambientais (60 horas, 4 créditos)

Ementa: Solução de sistemas de equações lineares e não lineares; solução analítica e numérica de equações diferenciais ordinárias e parciais aplicadas a problemas ambientais.