Click here to edit title

Programa Interunidades de Pós-Graduação

3° Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada

01 de Dezembro de 2018 – Unifesp campus Diadema, Anfiteatro da unidade José de Filippi - Bairro Eldorado, Rua Arthur Riedel, 275


No ato do credenciamento (no dia do evento) solicita-se a colaboração de um quilo de alimento não perecível (exceto sal ou açúcar) e um produto de limpeza pessoal. Esses itens serão doados ao Projeto Social realizado junto à aldeia dos Índios Guarani – Guyrapa-ju, coordenado pela professora Luciana Farias.

Palestra de abertura: A Sustentabilidade e suas especificidades: que sociedade queremos?

A palestra aborda aspectos que relacionam meio ambiente, atreladas ao modelo de desenvolvimento econômico, social, ético da atual civilização, com o objetivo de sensibilizar, e possibilitar uma tomada de consciência quanto as relações de interdependência entre o meio ambiente, os valores predominantes no modelo de desenvolvimento vivido, e a necessidade de profundas mudanças no modo de ser e estar civilizatório.

Palestrante: Profa Dra Adriana Regina Braga

Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Socais. Bióloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do LPG, Laboratório de Psicologia Genética, Unicamp, GEPEM, Grupo de Pesquisas em Moralidade, Unesp e Unicamp, e do grupo de pesquisa Interfaces - Núcleo Temático de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade ? USP Leste. Realizou trabalhos de Consultoria Pedagógica em Escolas no Estado de São Paulo, desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa em Educação Ambiental, atuando na formação e no aperfeiçoamento de professores, ministrando cursos, seminários e palestras. Autora de artigos, livros e trabalhos especializados em temas relacionados a Educação Ambiental, com ênfase em sustentabilidade, ética e consumo. 

Orientações para as apresentações


A apresentação do trabalho pode ser realizada de duas formas:

1) Pôster com mini-apresentação oral de 3 minutos;

2) Apresentação oral de 8 minutos.


O participante deve escolher entre estas opções no ato da inscrição. Haverá sessões para apresentação de pôster, onde os autores poderão detalhar seus trabalhos. O controle do tempo para as apresentações orais será rígido, para evitar atrasos na programação do simpósio.


Regras para elaboração de pôster

O pôster deverá conter: título do trabalho e nome dos autores e respectivas instituições. O nome do apresentador deve ser marcado com um asterisco. O pôster deve ser impresso em papel sulfite, com as seguintes dimensões: 1,0 m de comprimento e 0,9 m de largura. Não utilizar suporte para o pôster, pois este será colado em uma superfície plana.


Regras para apresentações orais de 3 minutos e de 8 minutos

O primeiro slide da apresentação deverá conter: título do trabalho e nome dos autores e respectivas instituições. Adequar a apresentação para o tempo escolhido (3 ou 8 minutos), pois o controle do tempo será rígido, para evitar atrasos na programação do simpósio.


O arquivo da apresentação deverá ser enviado impreterivelmente até o dia 20/11/2018 às 23:59 para o e-mail: [email protected]. O arquivo deve estar em formato pdf, com o seguinte nome de arquivo: <primeiro nome do autor>-<último nome do autor>-<tempo da apresentação>.pdf. Exemplo: Luciana-Faria-3minutos.pdf

Obs: O não-envio do arquivo da apresentação na data estipulada implica no cancelamento da mesma.