Click here to edit title

Programa Interunidades de Pós-Graduação

Linhas de Pesquisa do Programa

O PPGAAI estrutura-se em uma área de concentração em “Análise Ambiental Integrada”, subdividida nas linhas de pesquisa que constituem-se etapas da análise ambiental em um sentido amplo, denominadas “Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental”, “Monitoramento Ambiental” e “Controle e Remediação Ambiental”, tendo como premissa a relação indissolúvel e complexa entre todos os elementos que compõem o meio ambiente.


As linhas de pesquisa retroalimentam-se na geração do conhecimento, em que o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e princípios de abordagens na avaliação, prognóstico e diagnóstico ambiental contribuem para o desenvolvimento de indicadores e técnicas de monitoramento de impactos ambientais que, por sua vez, auxiliam na definição das ações de remediação e de controle ambiental (considerando-se também iniciativas de gestão, ações sociais e tecnologias para mitigação de impactos ambientais). Tais ações, por sua vez, poderão indicar pontos críticos para o aperfeiçoamento da avaliação e monitoramento ambiental. Assim, sob essa concepção os projetos de pesquisa de uma determinada linha entrelaçam-se aos de outras linhas oferecendo mutuamente subsídios, gerando demandas e induzindo articulações, fomentando o trabalho interdisciplinar.


A consecução de tal objetivo é norteada pelos projetos de pesquisa do programa, concentrados na abordagem dos problemas ambientais principalmente das bacias hidrográficas da Região Metropolitana de São Paulo e da zona costeira da Baixada Santista e das bacias atmosféricas relacionadas a elas. Neste sentido, a escolha do recorte geográfico das bacias hidrográficas compatibiliza a escala espacial e temporal de estudo do PPGAAI com as das organizações públicas ambientais, por exemplo, que as adotam como unidades de gerenciamento ambiental integrado. Assim, os resultados dos projetos executados no PPGAAI deverão contribuir para atender às demandas da sociedade relacionadas à prevenção, mitigação e eliminação dos impactos ambientais.

E-mail: [email protected]


Secretaria de Pós-Graduação - Rua São Nicolau, 210 - 5º Andar - Diadema - SP - CEP: 09913-030

Telefone: (11) 3319-3511 / (11) 3319-3516 - [email protected]