Click here to edit title

Programa Interunidades de Pós-Graduação

Controle e Remediação

Objetivo

Desenvolver e aperfeiçoar ferramentas, tecnologias e protocolos de remediação e de controle do estado dos componentes e processos ambientais relacionados às bacias hidrográficas e zonas costeiras, contribuindo para o manejo ambiental de áreas impactadas. Neste contexto estão considerados desde o planejamento e articulação de políticas, atores sociais e ações de gestão que contribuam para o controle de impactos ambientais até o desenvolvimento, aperfeiçoamento e adoção de novas tecnologias para solucionar problemas ambientais complexos em bacias hidrográficas e zonas costeiras.

Orientadores

Nome
 Temas de interesse
 Email / CV Lattes / Webpage

Fábio Ruiz Simões

Desenvolvimento de ​sensores baseados em ​materiais nanoestruturados e métodos eletroanalíticos para o monitoramento ambiental de desreguladores endócrinos (pesticidas, fármacos, metais pesados, etc).
 Fernanda de Amaral Siqueira
Química orgânica, síntese orgânica.
Geórgia Christina Labuto Araújo
Métodos avançados para tratamento de águas e efluentes, processos oxidativos avançados, desenvolvimento e aplicação de biosorventes nanomodificados, sorção de contaminantes emergentes
Heron Dominguez Torres da Silva
Microfabricação, Validação de Métodos, Boas Práticas de Laboratório e Desenvolvimento de Métodos de Separação e Química Verde.
Juliana Gardenalli de Freitas
Comportamento de contaminantes em águas subterrâneas, desenvolvimento de técnicas de remediação de solos e águas
Luciana Aparecida Farias
Educação Ambiental Transpessoal no meio acadêmico e comunidades do entorno da universidade a partir de um enfoque holístico-antropológico e relacionado com práticas da Psicologia Transpessoal. Psicologia Ambiental, Representações Sociais a respeito de Meio Ambiente, Tecnologia Nuclear, Educação Ambiental e Química Verde.
Miriam Uemi
Ressonância magnética nuclear, espectrometria de massa acoplaco ao cromatógrafo líquido de alta eficiência, complexos supramoleculares, colesterol e às espécies reativas gerados em processos de fotooxidação.
Mirian Chieko Shinzato
Mineralogia Aplicada e Caracterização de resíduos sólidos e o seu reaproveitamento, tratamento de águas e efluentes com minerais (zeólitas e argilominerais).
Zysman Neiman
Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Sustentabilidade, Percepção Ambiental, Ética e Meio Ambiente, Terceiro Setor, Ambientalismo, e Ecoturismo.

E-mail: [email protected]


Secretaria de Pós-Graduação - Rua São Nicolau, 210 - 5º Andar - Diadema - SP - CEP: 09913-030

Telefone: (11) 3319-3511 / (11) 3319-3516 - [email protected]